quinta-feira, 16 de junho de 2011

Reconstrução capilar caseira


A diferença da reconstrução para a cauterização é que ela não tem o calor do secador/chapinha para fixar a queratina; mas ambas tem praticamente a mesma função.

Materiais Necessários:

- Shampoo anti-resíduos
- Queratina Líquida
- Reconstrutor
- Ampolas de vitaminas
- Condicionador não muito oleoso

Modo de Fazer:

1º Passo: Lave o seu cabelo uma vez com xampu anti resíduos, enxague, retire o excesso de água e desembarace. 

2º Passo: Aplique a queratina líquida em seus cabelos, o bastante para cobrir todos os fios, mas também não precisa sair com o cabelo pingando queratina.

3º Passo: Misture o reconstrutor com as ampolas de vitaminas, aplique no seu cabelo somente o suficiente. Deixe agir por 20 minutos e enxague.

4º Passo: Passe no cabelo um condicionador pouco oleoso. Não passe muito, a quantidade ideal é  uma moeda de 1 real na palma da mão. Distribua pelo cabelo inteiro. Lembre-se que é só pra condicionar, seu cabelo já está previamente condicionado por causa do reconstrutor, portanto... o condicionador é só um desembaraçante mesmo.
Enxague com água fria, faça sua escova/chapinha e está pronta!

Plástica Capilar Caseira


.Hoje em dia, várias técnicas de recuperar cabelos danificados vem sendo difundidas, uma delas é a aprovadissíma plástica capilar.  Ela hidrata, trata as pontas espigadas e deixa os fios com sedosidade e brilho incríveis. A seguir uma receitinha de plástica capilar pra deixar seus cabelos magníficos.

Materiais necessários:

-shampoo de limpeza profunda
-máscara reconstrutora (são máscaras que contém queratina)
-máscara hidratante (são máscaras emolientes, que repõe a umidade natural do fio)

Como fazer

1º Passo:
Lave os cabelos com o shampoo de limpeza profunda, se necessário, repita a aplicação (se o cabelo estiver muito sujo). Lembrando que o shampoo deve ser passado somente no couro cabeludo e a espuma que ele faz é o suficiente para limpar as pontas. Nunca passe shampoo diretamente nas pontas, elas são naturalmente mais frágeis e isso só as fragilizará ainda mais. Enxágüe muito bem, isso é outro ponto importante.
2º Passo:
Enxugue o excesso de água dos cabelos, sem fazer fricção com a toalha e aplique a máscara reconstrutora, deixando agir o tempo indicado na embalagem do produto que você escolheu. Após o tempo de pausa, enxágüe bem.
 3º Passo:
 Enxugue o excesso de água e aplique a máscara hidratante, também deixando agir o tempo indicado na embalagem do produto. Após a pausa, enxágüe bem. A ordem de aplicação das máscaras é muito importante, a hidratante finaliza o cabelo deixando-o mais maleável, uma vez que a máscara reconstrutora costuma deixá-lo mais rígido por conta da presença da queratina.
4º Passo:
Enxugue o excesso de água dos cabelos e use um finalizador da sua preferência, dando ênfase a parte do meio até as pontas, não passando produto na raiz. Deixe os cabelos secarem naturalmente, não use secador, justamente porque se usado na finalização, ele retira uma boa porcentagem do efeito da hidratação.


DETALHES: É importante saber a diferença entre uma máscara reconstrutora e uma hidratante. A máscara reconstrutora tem entre seus principais componentes a queratina, sendo assim, tende a deixar os cabelos mais "rígidos"; enquanto a máscara hidratante é recomendada para finalizar os cabelos, pois sela os fios reconstruídos, graças a suas propriedades emolientes. Para hidratar eu gosto muito da máscara de tutano da Bioextratus, e para reconstruir eu opto pelo bom e barato Repositor de Massa Novex.


ESCLARECENDO: Vale também lembrar que existem no mercado atual, muitos kits específicos para plástica capilar. Logicamente quanto melhor o produto, mais visível o resultado, lembrando que nem sempre os produtos mais caros são os que funcionam de fato. Achei um kit de plástica capilar (desculpem não vou lembrar a marca) por 13 reais; não é caro, levando em consideração a relação custo-beneficio.




!

CORTES MASCULINOS / TENDÊNCIAS



A maior parte dos meus amigos sempre foi de homens, por isso achei conveniente abordar um tema que se direciona diretamente a eles: penteados e cortes bacanas. Afinal os homens vem a cada dia mais se preocupando com a aparência (para nossa sorte). Ou pra você, garota que tem um namorado e gostaria de sugerir um novo look a ele, este é o tópico certo. Vou sugerir cortes de acordo com os formatos e rosto ou de acordo com a personalidade de cada um. Os cortes de cabelo masculino em 2011 devem assumir um estilo moderno e autêntico, aderindo à assimetria dos fios para criar um visual alternativo. As tendências aos poucos estão sendo reveladas, procurando valorizar a vaidade masculina e interpretar as necessidades do homem moderno. Os Cortes de Cabelos 2011 prometem contagiar também os homens que se preocupam com a vaidade. Atualmente é possível encontrar várias alternativas para qualquer tipo de cabelo, uma vez que a indústria especializada no tratamento de cabelos investe cada vez mais em shampoos, hidratantes, condicionadores, cremes, entre outros.



Rosto Triangular: Possui uma frente mais estreita e um maxilar grande. Na lateral da cabeça aconselha-se deixar o cabelo um pouco mais desfiado dando um ar moderno e ao mesmo tempo um look do tipo: acabei de acordar. 




Rosto redondo: A característica principal desse tipo de rosto é não possuir ângulos definidos e com tendência a ser mais largo na linha das maçãs-do-rosto e, com "cantos" mais suaves ao longo do maxilar e da fronte. Esse formato necessita ser alongado e o recurso é tirar volume das laterais. Na parte superior desfia-se o cabelo para dar a impressão de um rosto um pouco mais quadrado.


Rosto Retangular: Possui uma fronte larga e um maxilar amplo. Pede cortes mais irregulares como por exemplo, tirando-se um pouco do comprimento e deixando-o mais desfiado. 


 Rosto Oval: São caracterizados por serem mais largos na região das maçãs-do-rosto, do que na fronte ou no maxilar. Apresenta-se levemente mais largo na linha das maçãs e, à medida que avança em direção ao queixo, estreita-se. Como este é o rosto mais harmônico de todos, combina com qualquer corte, do comprido e desfiado ao comportado e prático, rente à cabeça.


Moicanos: Esse é um corte bastante polêmico, e de gosto duvidoso.De qualquer forma, há quem goste. Inspirados principalmente pelo atacante do Santos, Neymar, vários fãs do futebol ( ou não necessariamente ) vem seguindo esse estilo. De qualquer forma, existem diversos cortes moicanos, alguns mais discretos e outros mais ousados, que chegam às alturas e que raspam o cabelo nas laterais, deixando apenas uma faixa de cabelo no meio.



DreadsFazer o dreadlocks não é difícil, ainda que o correto seja que um profissional se encarregue disso para evitar problemas desnecessários. Você pode optar pela versão temporária do penteado, assim não precisa se arrepender depois. No entanto, os dreads são ainda muito mal compreendidos e geram tantos rumores e mitos. Os dreadlocks estão cada vez mais em alta. Os cantores Marcelo Falcão e Gilberto Gil já são adeptos. Se você está certa sobre o penteado e pretende aderí-lo, é necessário muita paciência, pois os dreads demoram em torno de cinco horas no mínimo para serem feitos. O tempo máximo é de doze horas, o valor não é muito acessível, dependerá do comprimento do seu cabelo.




Cabelos Ondulados e Cacheados: Esses tipos de cabelo requerem uma atenção especial, tanto ao corte, como ao penteado. O que inclui um bom finalizador de penteado como por exemplo um ativador de cachos, óleo de pontas e até uma pomada para cabelos para dar um bom acabamento  e melhorar a definição e aparência dos cachos.
Afinal cabelo cacheado não precisa ficar revolto e cheio de frizz os famosos fios arrepiados com cara de desleixado e homem das cavernas. Então existem muitas opções para definir e modelar os cachos e deixar o seu cabelo com menos volume e com cara de cabelo bem cuidado. Sugiro a seguir nas imagens dois cortes, um para cabelos cacheados e um para cabelos ondulados.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Touca de Gesso !





Essa é uma hidratação bem simples e barata, e segundo as minhas fontes de pesquisa ela cumpre o que promete. Nos salões, é a chamada "Touca de Gesso" que nada mais é que uma mistura entre o seu creme de hidratação e amido de milho, a popular, maisena.
Essa hidratação tem a função de hidratar, dar brilho e reduzir o volume dos cabelos.

Materiais necessários

Seu creme de hidratação (pode ser qualquer um que você tenha em casa)
- Maisena

Modo de fazer:

Pegue uma colher cheia de Maisena e mistura com uma xícara de água. Coloque no fogo e mexa sempre para não ficar com bolinhas. Deixe até engrossar. Misture com seu creme de cabelo favorito, passe no cabelo e deixe de 15 a 30 minutos. Lave normalmente.

Detalhes: Se você tem cabelos curtos ou ralos pode reduzir as quantidades, afinal essa é uma hidratação que rende bastante.
 - Você pode misturar uma ampola de vitamina ou uma ampola arovit, ou óleo vitaminado de boa qualidade;
 - Pode colocar também junto com a maisena uma colher de açúcar, que deixa o cabelo mais liso.
 - Passe o creme ainda morno.

terça-feira, 14 de junho de 2011

Hidratação PODEROSA




Essa hidratação que publico agora tem a função de alisar, restaurar e dar brilho e sedosidade aos cabelos. O nome dela é bastante esquisito, mas vale a pena fazer. 

-Um creme de sua preferência e na quantidade ideal para o seu cabelo. (Pode ser um creme bem baratinho ou aquele que você comprou, não gostou e ficou encalhado no seu armário.)
 -Duas colheres de sopa de leite integral. (Pode ser em pó, não pode ser desnatado.)
 -Duas colheres de sopa de açúcar. (Pode ser refinado ou cristal, tanto faz)
 -Uma colher de chá de mel, OU de uma ampola oleosa, OU de um óleo capilar. (Pra óleos essa hidratação requer o de mamona ou copaíba. Pra ampolas sugiro alguma ampola de tutano ou as da Aroma do Campo, são bem oleosas e muito boas)
Modo de fazer: Misture tudo e aplique a mascara nos cabelos, e depois envolva-os em touca plástica. Deixe por 20 minutos e enxague com condicionador.

DETALHE: Se você tem cabelos muito finos, pode descartar o açúcar da receita e substitua por bepantol. Esse passo de substituição não  é obrigatório, mas o bepantol tem altíssimo poder nutritivo para os cabelos. 

ESCLARECENDO: Muita gente já sabe, mas o leite é bem conhecido no mundo dos cosméticos e nos cabelos. Os benefícios do leite nos cabelos existem por que ele é rico em cálcio, por isso é comum encontrá-lo em hidratantes, maquiagens, cremes para a pele, rosto e… xampus, condicionadores e máscaras! Temos até a escova de leite que alisa bem os cabelos. O leite é bom para quem tem cabelos finos, ondulados, sem definição e serve para hidratar e até deixá-los mais lisos sem nenhuma química.

Acelere o crescimento de seus cabelos


Rapunzel, Rapunzel JOGUE SUAS TRANÇAS COR DE MEL!

Anda circulando pela internet uma receita que supostamente acelera o crescimento dos cabelos; achei interessante por isso resolvi postar. Ainda há controvérsias sobre as quantidades para cada ingrediente, na dúvida, a mais elaborada é a que lhes passo a seguir:

       Materiais necessários
  • 300 ml de shampoo sem sal (recomendo o Keramax, bom e barato)
  • 1 colher e meia(sopa) de Monovin A
  • 1 frasco de Bepantol liquido
Misture tudo e está pronto. Vá usando normalmente, como se fosse um shampoo comum. 

DETALHE: Algumas pessoas dizem que o cheiro que fica nos cabelos não é muito agradável, caso você também tenha essa mesma opinião, use num dia em que não irá sair e apenas uma vez por semana. 

ESCLARECENDO: Monovin A é um suplemento vitaminico veterinário usado em cavalos em épocas de competição para que estes apresentem o pelo brilhante e sedoso. O Monovin A é basicamente vitamina A concentrada, sendo que ela já é utilizada na industria cosmética para prevenir a queda de cabelo e o fortalecimento deste.
Olha ele de novo, mais uma vez o bepantol surge em uma receita capilar "milagrosa", isso acontece porque ele possui pantenol e vitamina B5, substâncias que nutrem bastante o cabelo.

Fortalecedor de cabelos



 Você está cansada de seus fios finos que se partem com facilidade? Está cansada de ficar com pontas duplas e por vezes espigadas? Está cansada de não poder tingir o cabelo por falta de resistência deste? Essa receitinha de loção fortalecedora capilar pode ajudar a amenizar o problema. 

Material necessário:

1/2 litro de água destilada
1 colher de sopa de glicerina
1 colher de sopa de mel de abelha puro

Modo de Fazer:

Misture todos os ingredientes e depois coloque em um borrifador. Aplique a loção nos cabelos e penteie delicadamente,sempre começando pelas pontas até a raiz. Deixe secar naturalmente não existe a necessidade de enxágue. 
DETALHE: Não há necessidade de encharcar os cabelos com a loção, passe o suficiente para umidificar, por favor não saia por aí estilo "Miss Piscina da favela".

Selagem térmica caseira



O sonho de muitas mulheres é ostentar um cabelo lindo. E quando digo cabelo lindo me refiro a um cabelo isento de fios quebrados e de pontas duplas; afinal não importa se você usa cabelo chanel ou estilo Rapunzel, o importante é carregar madeixas brilhantes e sedosas.

No entanto, os nossos cabelos sofrem agressões constantes, desde um simples passar do pente até a descoloração (que em minha opinião é a química que mais agride os fios)... Na tentativa de amenizar os danos nos cabelos a indústria cosmética desenvolveu desde técnicas revolucionárias a golpes de marketing como a escova inteligente (antiga progressiva). Uma das técnicas revolucionárias é a selagem térmica, no entanto ela chega aos salões com um precinho bastante amargo, portanto resolvi publicar aqui no blog uma receitinha bem mais barata do que o procedimento em um salão:

Materiais necessários:

 1 máscara reconstrutora de boa qualidade (Novex repositor de Massa é ótimo e não é tão caro)
-1 ampola de 10ml (recomendo a ampola azul da alfaparf, aqui na minha cidade achei por 8 reais)
-Queratina liquida de boa qualidade. (Recomendo a Tut Hair, é a melhor na relação CUSTO-BENEFICIO )

-1 tampinha de Bepantol liquido ( No máximo 9,00 )

Modo de Fazer :

 Faça uma mistura com o creme, ampola e a queratina e reserve. Lave os cabelos com shampoo Anti-Resíduos.Tire o excesso de água dos cabelos com uma toalha em movimentos delicados(jamais esfregue a toalha nos cabelos isso pode quebrar alguns fios). Divida os cabelos em sessões como se fosse processo de escovação. Em 1 mecha, passe a máscara e comece a enluvar essa mecha.
Feito isso, passe a prancha nesta mecha 5vezes se a prancha for própria para cabelos molhados ou úmidos, caso não seja use a chapinha de porcelana mas passe o secador antes de pranchar os cabelos.
Repita esse procedimento por todo o cabelo.
Espere as mechas esfriarem e enxágüe o cabelo com água fria.

Fechando as cutículas dos fios:
Feche as cutículas dos fios com  selador de cutícula,passando (enluvando) mechas por mechas. Deixar agir por 5 a 10 minutos. Caso não tenha, use um condicionador de boa qualidade.  
Não enxágüe, retire o excesso da água com toalha e faça uma escovação por todo cabelo e finalize o fechamento das cutículas passando a prancha mechas por mechas por 5 vezes cada mecha.
Por fim, r
etire toda a máscara, aplique o condicionador mechas por mechas,massageie, enxágüe normalmente,tire o excesso de água, inicie uma escovação e finaliza com a chapinha, 5vezes mechas por mechas.
O resultado será de cabelos sedosos, brilhantes e hidratados.